26 de agosto de 2010

A CERTEZA DA VIDA

Ontem, quando eu estava me preparando para escrever sobre a morte, recebi um telefonema do meu pai avisando que minha avó materna havia morrido. Eu escolhi escrever sobre este assunto ontem justamente por causa dela.

Para iniciar este post, vou colocar a definição de morte, segundo o Aurélio:

morte
[Do lat. morte.]

Substantivo feminino.


1.
Ato de morrer; o fim da vida animal ou vegetal.
2.
Termo, fim.
3.
Destruição, ruína.
4.
Fig. Grande dor; pesar profundo:
A partida do amigo foi para ela uma morte.

5.
Entidade imaginária da crendice popular, representada, em geral, por um esqueleto humano armado de uma foice com que ceifa as vidas.


A morte é a única coisa que temos certeza que irá acontecer em nossas vidas. Isto é fato. Mas nós estamos preparados para isso?

Minha vó estava na UTI há 24 dias, com a sua saúde muito debilitada por causa da diabetes. Ontem, sai do velório do pai da Fer para visitá-la. Estava bem diferente. Estava sedada e no seu corpo só havia marcas desse período em que ela esteve lá. Eu sempre fui um cara bem resolvido com a questão da morte, acho que a perda de 2 amigos próximos num intervalo de 30 dias quando eu tinha 16 anos me ajudaram a encará-la de forma natural. Por mais que estes amigos fossem bem chegados, creio que em nada se compara a perda de um pai ou mãe, irmãos ou, na pior da hipóteses ao meu ver, um filho. Hoje estou mais triste por ver a minha mãe triste do que pela morte da minha vó. Eu sei que o sofrimento de 10 anos da minha vó acabou, que ela foi para a glória. E posso te afirmar que isto é muito melhor do que estarmos aqui neste mundo com todo dinheiro e toda saúde possível.

Sei também que Deus sempre faz as coisas de forma que no final tudo faça sentido. No caso da minha vó, todo este sofrimento que ela passou poderia parecer crueldade. Mas eu vejo como um preparo para minha mãe e minhas tias aceitarem a morte dela, terem consciência que seu tempo por aqui acabou. Esse tempo que minha mãe passou com ela fez com que minha mãe não tivesse, agora, nenhum sentimento de culpa por ter negligenciado em algum momento a presença da minha vó.

Minha vó e todos os netos no casamento meu e da Lê

E para terminar vou deixar uma música que minha vó gostava


Por tudo isso que estou vivendo nesses dias, a minha certeza de que a única certeza que temos nessa vida é a morte aumenta. E me faz pensar no que as pessoas conversam com Deus quando vão prestar contas de suas vidas. Você sabe o que irá falar pra Deus? Você irá precisar se justificar à Ele? Pense nisso, pois outra coisa que você pode ter certeza é que você não sabe a sua hora.

Wellington kbelo Zaguine
Revolution Leader

Nenhum comentário: