6 de agosto de 2010

Escolher é difícil?

Então, já faz um certo tempo que falei ao Sr. Kbelo que iria postar aqui. Eis que o dia chegou.
Nas últimas Celebrações de Inverno em Brasília comprei "O Código do Líder" da nossa bispa Lúcia Rodovalho, e tenho que confessar que por um tempo essa história de livros sobre liderança me repelia um pouco. Achava todos eles meio massantes e repetitivos, com receitas de como fazer as coisas para se tornar um líder, e eu não estava nem um pouco a fim de colocá-las em prática. Então pra começar a nossa prosa, vejamos algumas definições de líder que encontrei nos dicionários:

1. Chefe, guia.
2. Tipo representativo de um grupo.
3. Pessoa que exerce influência sobre o comportamento, pensamento ou opinião dos outros.
4. Pessoa de maior evidência numa coletividade.

Tá, até aí tudo bem, todos concordamos com as definições, mas o que faz as pessoas se tornarem líderes?!? O que faz com que elas se destaquem? Por que elas são diferentes? Por causa de suas escolhas. Você é o único responsável pelas suas escolhas, saiba disso:

"Na vida sempre haverá duas estradas, e sua escolha no final,
fará toda a diferença em sua vida."

Mas como eu vou saber qual é a melhor escolha? Se você não sabe, Deus sabe, pois "os princípios de Deus são bússolas que nos ajudam nos momentos de transição."




No que as suas decisões tem se baseado? Na opinião de outras pessoas? "Quando deixamos de fazer escolhas, temos uma única opção: permitir que outros façam em nosso lugar, e logo aparece a sensação de que os nossos sapatos estão grandes ou apertados demais." Durante um bom tempo fui uma pessoa indecisa, que não gostava de fazer escolhas, porque sempre tinha medo de escolher o que era errado, e ficar com o pior resultado, e é bem essa história dos sapatos. Acho que todos já tiveram uma experiência com um sapato apertando o calcanhar, fazendo bolha, ou os saltos - que nós mulheres nos sujeitamos à usar teimosamente - que nos trazem dores. Depois de um certo tempo, tudo o que você sente é o aperto, a bolha e a dor, e caminhar se torna uma tarefa difícil. Isso também acontece quando deixamos de fazer as escolhas que competem somente a nós. Então você decide viver a vida que seus pais viveram, fazer como seus amigos fazem, ir aos lugares que todos vão, vestir o que todos vestem, calçar os mesmos sapatos e andar pelos mesmos caminhos... e o porque disso tudo é justamente o fato de que "infelizmente vivemos tão preocupados em sermos outras pessoas que nos esquecemos de nos tornarmos quem realmente somos." Quer ser líder de você mesmo? Então não deixe ninguém viver a sua vida: "somente você pode ser você"! Não espere de outras pessoas a responsabilidade de tomar as decisões. Decisão muitas vezes vem acompanhada de sacrifício, mas não veja isso como algo penoso, pense nisso:

"Sacrifício é você desistir de algo que é menos importante para alcançar ou realizar algo mais nobre ou mais digno."


Jesus sacrificou a vida d'Ele para que você tivesse a sua em plenitude, como diz em João 10.10 "...eu vim para que tenham vida, e a tenham com abundância". Ele julgou a sua vida mais nobre e mais digna que a d'Ele. Então escolha, escolha a Ele.

Letícia Leoni Zaguine
Revolution Leader

Nenhum comentário: