24 de fevereiro de 2013

A VONTADE HUMANA: O PONTO FRACO DA CRIAÇÃO

|24 DE FEVEREIRO|

NÃO sabemos em qual ato, ou série de atos, o contraditório e impossível desejo encontrou expressão. Tudo o que eu consigo enxergar é que isso parece ter sido relacionado à ingestão literal de uma fruta, embora a questão não seja consequente disso.
Esse ato de vontade própria por parte da criatura, que constitui uma absoluta falsidade em relação à sua posição de criatura, é o único pecado que pode ser concebido como queda. Pois o problema em relação ao pecado original é que ele deve ter sido hediondo e abominável, ou as suas consequências não teriam sido tão terríveis, embora fosse ao mesmo tempo algo que um ser livre das tentações do homem decaído pudesse ter praticado. O desvio de Deus para o "eu" satisfaz ambas as condições. Trata-se de um pecado possível até mesmo ao homem paradisíaco, pois a simples existência de um eu - o mero fato de que nós o chamemos de "mim" - inclui imediatamente o perigo de idolatria de si mesmo. Como eu sou eu mesmo, tenho de assumir uma atitude de autoentrega - não importa o quão pequena e fácil - para viver para Deus e não para mim mesmo. Esse é o "ponto fraco" da própria natureza da criação, o risco que Deus parece achar que vale a pena assumir.

[C. S. Lewis]
- de The Problem of Pain [O Problema do Sofrimento]

Nenhum comentário: