26 de março de 2013

ORGULHO DIABÓLICO

|26 DE MARÇO|

O ORGULHO verdadeiramente diabólico aparece quando você olha para os outros com superioridade e não se importa com o que eles pensam de você. É claro que é certo, e muitas vezes é o nosso dever, não ligar para o que as pessoas pensam de nós, se o fizermos pelo motivo justo; isto é, porque estamos muito mais preocupados com o que Deus pensa. Acontece que o homem orgulhoso tem uma razão diferente para não se importar. Ele diz: "Por que eu deveria preocupar-me com o aplauso daquela gentalha, como se a opinião dela valesse alguma coisa? E se valesse, seria eu aquele tipo de homem que ruboriza de prazer diante de um elogio, ou alguma garotinha em sua primeira dança? Não, eu tenho uma personalidade formada, adulta. Tudo o que fiz até hoje foi para satisfazer os meus próprios ideais, ou a minha consciência artística, ou as tradições da minha família, ou então, porque eu sou assim mesmo. Se essa turma aprecia o que fiz, tudo bem. Eles não significam nada para mim". Dessa maneira, o orgulho pode até agir como exterminador de vaidades; pois, como eu disse a pouco, o Diabo adora "curar" um pequeno defeito, presenteando você com um grande. Devemos procurar não ser vaidosos, mas nunca devemos nos fazer valer do nosso orgulho para curar a nossa vaidade.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: