23 de abril de 2013

A ESPOSA MAIS COMPLETA

|23 DE ABRIL|

Lewis lamenta a morte de sua esposa, Joy

Joy e Lewis
UMA boa esposa tem dentro de si uma diversidade de pessoas. Incrível o quanto H. significava para mim. Ela era minha filha e minha mãe, minha aluna e minha professora, minha subordinada e minha chefe. Era minha camarada confidente, amiga, companheira; tudo isso misturado. Minha amante, mas ao mesmo tempo, tudo o que qualquer amigo (e tenho excelentes amigos) jamais foi para mim. Quem sabe até mais. Se não tivéssemos nos apaixonado ainda assim ficaríamos sempre juntos - o que seria um escândalo. Foi isso que eu quis dizer quando eu a elogiei certa vez por suas "virtudes  masculinas". Mas ela foi logo dando um basta nisso, perguntando-me como eu me sentiria se elogiasse as minhas virtudes femininas. Esse foi um belo contragolpe, querida. Havia algo de amazona - um quê de Pentesileia e Camila. E você, tanto quanto eu, ficou contente em saber que havia. Você ficou contente por eu ter reconhecido isso.
Salomão chegou a chamar a sua noiva de irmã. Poderia uma mulher ser uma esposa completa, se que, num momento específico de bom humor, um homem sinta-se inclinado a chamá-la de "irmão"?

[C. S. Lewis]
- de A Grief Observed [A Anatomia de Uma Dor]

Nenhum comentário: