14 de abril de 2013

SINAIS DE POSSE

|14 DE ABRIL|

Screwtape promove confusão e orgulho
Nunca é demais lembrar que Screwtape é um demônio

O SENTIMENTO de posse em geral deve ser encorajado sempre. Os seres humanos fazem todos os dias esse tipo de reivindicação, o que soa igualmente engraçado, tanto no céu, quanto no inferno, por isso precisamos fazer com que continue assim. Grande parte da resistência moderna à castidade vem da crença de que os homens "possuem" seus corpos - esses vastos e perigosos patrimônios nos quais eles se encontram, pulsando com a energia que fez os mundos, onde eles são postos sem consentimento e dos quais eles são despejado ao bel-prazer de Deus!
É como se o filho de um rei, que foi colocado por amor na posição de comando de alguma província, sob a tutela real de conselhos sábios, imaginasse que possuísse, de fato, as cidades, florestas e plantações, da mesma forma que possui os brinquedos do seu quarto.
Nós produzimos esse sentimento de posse não apenas pelo orgulho, mas também pela confusão. Nós lhes ensinamos a não ligarem para as diferenças entre os sentidos do pronome possessivo - diferenças sutis que vão desde "minhas botas", passando por outras como "meu cachorro", "meu servo", "minha esposa", "meu pai", "meu mestre" e "minha pátria" até "meu Deus". Temos como lhes ensinar a reduzir todos esses sentidos ao sentimento de posse presente em "minhas botas".

[C. S. Lewis]
- de The Screwtape Letters [Cartas do Diabo a seu Aprendiz]

Nenhum comentário: