25 de maio de 2013

CALOROSAS BOAS-VINDAS

|25 DE MAIO|

ESPERO que nenhum leitor suponha que o cristianismo "simples" seja uma espécie alternativa para os credos das comunidades existentes. Trata-se mais de um hall de entrada, cujas portas se abrem para vários cômodos. Se eu conseguir conduzir qualquer pessoa para o hall, já terei feito a minha parte. Porém, é nos cômodos, e não no hall, que estão os aquecedores, as cadeiras e as refeições. O hall é uma sala de espera, um lugar no qual se tenta abrir várias portas, e não um lugar para se morar. Por isso mesmo, penso que o pior de todos os cômodos (qualquer que seja) é o melhor de todos. É verdade que algumas pessoas descobrirão que terão de esperar muito tempo no hall, enquanto outras realmente percebem em que porta devem bater. Não faço ideia da razão dessa diferença, mas tenho certeza de que Deus não deixa ninguém esperando, a menos que ele entenda que isso será bom para essa pessoa. Quando você entrar no seu quarto, descobrirá que a espera demorada lhe fez um bem que você não experimentaria se não fosse assim. Porém, você não deve considerar essa espera como um acampamento. Você deve continuar orando por luz e, é claro, até mesmo no hall, deve começar a tentar obedecer regras comuns em toda a casa. E, acima de tudo, você terá de continuar perguntando qual a porta verdadeira, e não qual lhe agrada mais pela sua pintura e ornamentos. Em linguagem clara, a questão jamais deve ser: "Será que eu gosto desse tipo de culto?". E sim: "Será que essas doutrinas são verdadeiras? Há santidade aqui? Será que a minha consciência está e movendo nessa direção? Até que ponto a minha relutância em bater nessa porte se deve ao meu orgulho, ou ao meu gosto pessoal, ou à minha aversão a esse porteiro?".
Quando você chegar em seu quarto, seja bondoso com aqueles que ainda se encontram no hall. Se eles estiverem errados, precisarão ainda mais de suas orações; e, se forem seus inimigos, então você tem a obrigação de orar por eles. Essa é uma regra comum em toda a casa.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: