6 de maio de 2013

VIDA NOVA

|6 DE MAIO|

AO LONGO da jornada, Deus não é ninguém a não ser ele mesmo e o que ele faz é incomparável. Dificilmente acharíamos que não deveria ser assim.
Então, que diferença ele fez para toda a raça humana? Foi simplesmente isso: o processo de se tornar filho de Deus, de passar de algo criado para algo gerado, de transcender da vida biológica temporária para a vida espiritual e eterna, foi feito por nós. A humanidade já está "salva" em princípio. Cada um de nós tem de se apropriar dessa salvação. Porém a parte realmente difícil, que não teríamos condições de fazer, foi feita por nós. Não precisamos tentar progredir na vida espiritual pelos nossos próprios esforços, ela já veio até a raça humana. Se apenas nos entregarmos àquele "homem" em quem ela estava completamente presente e que, embora sendo Deus, também era um homem como os outros, ele a fará surgir em nós e por nós. Lembre-se do que eu disse sobre o "bom contágio". Alguém da nossa própria raça tem essa nova vida: se chegarmos perto dele, seremos contagiados.
É claro que é possível expressar essa verdade de outras maneiras. Pode-se dizer, por exemplo, que Cristo morreu por nossos pecados. Pode-se dizer que o Pai nos perdoou, porque Cristo fez por nós o que nós deveríamos ter feito. Pode-se dizer que fomos lavados pelo sangue do Cordeiro e que Cristo venceu a morte. Todas essas afirmações são igualmente verdadeiras.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: