7 de julho de 2013

NOVA PERSPECTIVA

|7 DE JULHO|

O CRISTIANISMO afirma que cada ser humano viverá para sempre, e isso pode ser verdadeiro ou falso. Agora, tenho uma grande quantidade de coisas com as quais não vale a pena me preocupar se eu for viver só setenta anos, mas com as quais eu devo me preocupar se penso em viver para sempre. Talvez o meu mau humor ou a minha inveja estejam ficando gradativamente piores - de forma tão gradativa que o aumento durante esses setenta anos não será muito perceptível. Entretanto, isso pode vir a se tornar um inferno absoluto em um milhão de anos; de fato, se o cristianismo é verdade, inferno é o termo técnico mais correto para o que viria a ser. E a imortalidade gera essa outra diferença que tem algo a ver com a diferença entre o totalitarismo e a democracia. Se os indivíduos vivessem somente setenta anos, então um estado, ou nação, ou civilização que talvez dure mil anos seria mais importante que o indivíduo. Porém, se o cristianismo estiver correto, então o indivíduo não é apenas mais importante, mas incomparavelmente mais importante, pois ele é eterno, e a vida de um estado ou civilização, comparada com a sua, não passa de um momento.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: