9 de julho de 2013

O TRATAMENTO COMPLETO

|9 DE JULHO|

ACHO que muitas pessoas já se aborreceram com [...] as palavras divinas: "Sejam perfeitos". Alguns parecem achar que isso significa: "enquanto vocês não forem perfeitos, eu não os ajudarei"; e como não conseguimos ser perfeitos, se Cristo quisesse dizer isso mesmo, nossa situação seria desesperadora. Porém, não acredito que ele quis dizer isso mesmo. Desconfio que ele quis dizer: "A única ajuda que eu lhe darei será para você se tornar perfeito. Você pode até querer algo menos, mas eu não lhe darei nada menos do que isso". 
Deixe-me explicar. Quando criança, muitas vezes eu tinha dor de dente, e sabia que, se eu falasse com a minha mãe, ela me daria algo que pararia com a dor durante aquela noite e me deixaria dormir. Mas eu não procurava a minha mãe - pelo menos não até a dor ficar realmente intensa. E eu tinha boas razões para tanto. Eu não duvidava que ela me daria a aspirina; mas eu sabia que ela faria algo mais. Eu sabia que ela me levaria ao dentista na manhã seguinte. Eu não podia obter dela o que eu estava querendo a não ser recebendo algo mais, que eu não queria. Eu desejava alívio imediato da dor; mas eu não o podia obter sem ter os meus dentes tratado permanentemente. E eu conhecia bem os dentistas; sabia que eles começariam a tratar outros dentes que ainda não tinham começado a doer. O lema dele é que é melhor prevenir do que remediar e, se você lhes dá um dedo, eles querem a mão toda.
Agora, se eu puder colocar dessa maneira, o Nosso Senhor é como um dentista. Se você lhe estende um dedo, ele pegará toda a sua mão. Muitas pessoas o procuram para serem curadas de algum pecado particular do qual tem vergonha (como masturbação ou covardia física) ou que obviamente está assolando sua vida diária (como mau humor ou bebedeira). Bem, ele o curará, sim; mas ele não irá parar por aí. Pode até ser que isso seja tudo o que você tenha pedido a ele; mas, uma vez que você o chame para entrar, ele lhe oferecerá tratamento completo.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: