2 de novembro de 2013

MATÉRIA-PRIMA

|2 DE NOVEMBRO|

Screwtape adverte contra o perigo de permitir pequenos prazeres pessoais

OS MAIS profundos gostos e impulsos de um homem são a matéria-prima, o ponto de partida com o qual o Inimigo [Deus] os equipou. Mantê-lo afastado dessas coisas é, portanto, um ponto ganho; mesmo em coisas insignificantes é sempre desejável substituir os padrões do mundo, ou as convenções, ou a moda, pelos próprios gostos e desgostos do indivíduo. Eu levaria isso o mais longe possível. Para mim, seria uma regra erradicar do meu paciente qualquer gosto pessoal intenso que não fosse um pecado em si, mesmo que fossem coisas triviais como o interesse por um jogo de cricket ou por uma coleção de selos ou por chocolate. Coisas como essas, eu lhe garanto, não tem virtudes em si mesmas; mas há certa inocência, uma humildade e uma despreocupação envolvidas, nas quais eu não confio nem um pouco. Uma pessoa que aprecia qualquer coisa deste mundo de forma real e desinteressada, por si só, sem ligar para o que as outras pessoas dizem, acaba, por essa mesma razão, prevenindo-se contra algumas das nossas mais sutis estratégias de ataque. Você deve sempre tentar fazer o paciente abandonar as pessoas, a comuda ou os livros de que ele mais gosta, para dedicar-se às "melhores" pessoas, à comida "mais saudável" e aos livros "mais importantes". Conheci um ser humano que se defendia das tentações mais fortes da ambição social com um prazer ainda mais intenso por um prato de buchada com cebolas.

[C. S. Lewis]
- de The Screwtape Letters [Cartas do Diabo a seu Aprendiz]

Nenhum comentário: