27 de fevereiro de 2013

AS REGRAS

|27 DE FEVEREIRO|

ESPERO que você não interprete mal o que eu vou dizer. Não estou lhe passando nenhum sermão e não pretendo ser melhor do que ninguém. Tudo o que estou tentando fazer é chamar a atenção para o fato de que esse ano, ou esse mês, ou, bem mais provavelmente, hoje mesmo, falhamos em por em prática o tipo de comportamento que esperamos das outras pessoas. Existe todo tipo de desculpa para nós. Aquela vez em que você foi injusto com as crianças, foi porque você estava cansado. Todo aquele negócio meio obscuro envolvendo dinheiro - aquele que você tinha praticamente esquecido - surgiu quando você estava realmente precisando dele. E o que você havia prometido fazer para uma velho conhecido e nunca fez - bem, você nunca o teria prometido se soubesse que estaria ocupado. E quanto ao seu comportamento em relação à sua esposa (ou marido), ou irmã (ou irmão), se eu soubesse o quanto eles poderiam tornar-se irritantes, não ficaria admirado, pois, afinal de contas, quem sou eu para falar? Sou igualzinho aos outros. Isto é, eu não consigo seguir a lei da natureza sempre e, no momento que alguém me diz que a estou quebrando, minha mente produz um turbilhão de desculpas. A questão que me interessa no momento não é se as minhas desculpas são boas. O fato é que se trata de mais uma prova do quanto, quer queiramos ou não, acreditamos na lei da natureza. Se não acreditamos em um comportamento correto, por que ficamos tão ansiosos em apresentar desculpas quando não procedemos corretamente? A verdade é que acreditamos tanto na retidão - sentimos a regra da lei nos pressionando de tal forma - que não suportamos encarar o fato de que a estejamos quebrando e, consequentemente, tentamos fugir dessa responsabilidade. Você pode perceber que é só para o nosso mau comportamento que buscamos todas essas explicações. Atribuímos somente ao nosso mau humor o fato de estarmos cansados, com medo ou fome; o nosso bom humor, atribuímos a nós mesmos.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: