20 de março de 2013

O COMPETIDOR ORGULHOSO

|20 DE MARÇO|

A FORMA mais fácil de você descobrir o quanto é orgulhoso é perguntar-se: "Como eu me sinto quando os outros me esnobam ou se recusam a me notar, ou se intrometem ou mandar em mim?". O fato é que o orgulho de cada pessoa compete com o orgulho de todos os demais. É porque eu realmente queria "arrasar" na festa, que me irritei tanto por outra pessoa ter sido a estrela. Dois bicudos não se beijam. Agora, o que é preciso ver claramente é que o orgulho é essencialmente competitivo por natureza própria, enquanto os demais pecados são competitivos, por assim dizer, acidentalmente. O orgulhoso não tem prazer em ter algo, mas somente em ter mais que o próximo. Alegamos que alguém tem orgulho por ser rico, ou inteligente, ou de boa aparência, mas isso não é verdade. Ele se torna orgulhoso por ter ficado mais rico, ou mais inteligente, ou mais bonito que os outros. Se todo mundo se tornasse igualmente rico, inteligente ou bonito, não haveria nada de que se orgulhar. É a comparação que nos torna orgulhosos: o prazer de estar acima de outras pessoas. Uma vez eliminado o comportamento competitivo, desaparece o orgulho. Eis porque eu digo que o orgulho é essencialmente competitivo de uma forma que os outros vícios não o são. [...] Talvez a ambição me leve ao espírito de competição se não for possível me desviar dela. Porém, o homem orgulhoso, mesmo quando conquistou mais do que poderia desejar, tentará conseguir sempre mais só para garantir o seu poder. Praticamente todos os tipos de mal existentes no mundo, que as pessoas atribuem à ambição ou egoísmo, são, com muito mais frequência, resultado do orgulho.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: