16 de abril de 2013

AMOR DE MÃE

|16 DE ABRIL|

Uma assombração argumenta com o Espírito Brilhante, que era o seu irmão Reginaldo

    - É TUDO mentira. Mentira das mais baixas e perversas. Pode alguém amar o filho deles mais do que eu amei? Todos esses anos, eu não vivi somente para sua memória?
    - E esse foi exatamente o seu erro Pam. No fundo do seu coração você sabe que foi.
    - O que foi um erro?
    - Todos esses dez anos de tristeza. Mantendo o quarto dele exatamente do jeito que ele o deixou, comemorando aniversários, recusando-se a deixar aquela casa, por mais miseráveis que Dick e Muriel se sentissem nela.
    - Você está errada. Homem algum sentiu tanto a morte do filho como Dick. Não existem muitas meninas que amaram os seus irmãos mais do que Muriel o amou. Não foi contra Michael que eles se revoltaram e sim contra você; contra o fato de permitir que sua vida seja dominada pela tirania do passado. Na verdade, nem mesmo o passado de Michael, mas o seu.
    - Até parece que você não tem coração. O mundo todo está contra mim! Afinal de contas, o passado era tudo o que eu tinha.
    - Foi tudo o que você escolheu ter. Você optou pela maneira errada de lidar com o luto. Você usou o ritual egípcio, tentando embalsamar um corpo morto.
    - Ah, já entendi tudo. Eu estava totalmente equivocada. Para você, nada do que eu diga ou faça está certo.
    - Mas é claro! - disse o Espírito, brilhando de tanto amor e alegria que ofuscou meus olhos - É isso que todos nós encontramos quando chegamos a este país, Todos nós estávamos enganados! Essa é a grande piada. Não há necessidade de continuar fingindo que alguém estava certo! Só depois disso é que começamos a viver.

[C. S. Lewis]
- de The Great Divorce [O Grande Abismo]

Nenhum comentário: