15 de maio de 2013

MINHA PRÓPRIA PERSONALIDADE

|15 DE MAIO|

QUANTO mais nos livrarmos do que agora chamamos de "nós mesmos", mais nos tornaremos verdadeiramente nós mesmos. Há tanto dele que milhões e milhões de "pequenos Cristos", todos diferentes entre si, ainda seriam pouco para expressá-lo completamente. Ele criou todos. Ele inventou - como um autor inventa seus personagens em uma novela - toda essa variedade de homens e mulheres que somos. Nesse sentido, nossos verdadeiros "eus" estão todos esperando por nós nele. Não é recomendável tentar ser eu mesmo sem ele. Quanto mais eu resistir a ele e tentar viver por mim mesmo, mais dominado serei pela minha própria herança, criação, meio social e desejos naturais. De fato, o que eu tão orgulhosamente chamei de "meu próprio eu" acaba se tornando o lugar de encontro para uma série de eventos a que eu jamais dei início e que eu não consigo mais parar. O que eu chamo de "meus desejos" acabam se tornando meramente os desejos que emergem do meu organismo físico ou os desejos empurrados para dentro de mim pelos pensamentos dos outros, ou até sugeridos pelos demônios. Ovos mexidos, bebida e uma boa noite de sono; é isso que está na origem do meu engano em pensar que foi a minha decisão pessoal e distinta de fazer amor com a garota sentada à minha frente na cabine do vagão de trem. A propaganda é o que está na origem do que eu chamo de minhas ideias políticas. Eu não sou, em meu estado natural, nem de perto, a pessoa que gostaria de ser. A maior parte do que eu chamo de "eu" pode ser muito facilmente explicada. É quando eu me volto para Cristo, quando me entrego à sua personalidade, que eu começo a ter uma personalidade para mim mesmo.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: