26 de julho de 2013

AME O PECADOR...

|26 DE JULHO|

PENSANDO bem, agora me lembro de ter tido professores cristãos que há muito tempo me ensinaram que devo odiar as coisas más que as pessoas praticam, sem odiar as pessoas más; ou, como eles teriam o dito, odiar o pecado, ao invés de odiar o pecador.
Essa distinção me parecia bastante tola e sem muito sentido: como seria possível odiar o que uma pessoa fez, sem odiá-la? Porém, anos depois, ocorreu-me que havia um homem com o qual eu estive fazendo isso toda a vida - eu mesmo. Não importa o quanto eu me descontente com minha própria covardia, presunção ou ambição, não deixarei de me amar por isso. Nunca tive a menor dificuldade quanto a isso. Na verdade, a razão por que eu odiava o que fazia era que eu me amava. Era exatamente o ato de amar a mim mesmo que me fazia lamentar a descoberta de que eu era o tipo de pessoa que fazia aquelas coisas. Consequentemente, o cristianismo não espera que reduzamos em um só milímetro o ódio que sentimos pela crueldade e pela traição. Temos mais é que odiar essas coisas. Nenhuma palavra do que dissermos sobre elas precisa ser desdita. Por outro lado, temos que odiar essas coisas nos outros da mesma forma que as odiamos em nós mesmos: lamento muito que a pessoa tenha agido assim, e esperando que, se possível, de alguma forma, algum dia e em algum lugar, ela possa ser curada, voltando a se tornar humana.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: