3 de agosto de 2013

SOZINHA RUMO À SOLIDÃO

|3 DE AGOSTO|

Lewis lamenta a morte da esposa, Joy

O SER "uma só carne" tem um limite. Não se pode realmente compartilhar das fraquezas, dos medos e do sofrimento de outra pessoa. O que você sente pode até ser ruim. Pode até ser tão ruim quanto o que o outro sentiu, mas eu não confiaria muito em alguém que alegasse isso, pois ainda assim seria bem diferente. Quando eu me refiro ao medo, estou falando do simples medo animal, da defesa do organismo contra a destruição, do sentimento sufocante; o sentimento de ser um rato numa ratoeira. Essa sensação é intransferível; a mente pode até se identificar, mas o corpo tem menos chance. De certa forma, os corpos de pessoas que se amam tem menos chance ainda de conseguir fazê-lo. Todos os seus momentos de amor os preparam para não terem sensações idênticas, mas sim complementares, correlativas, e até mesmo opostas.
Ambos sabíamos disso. Eu vivi as minhas próprias misérias, não as delas; ela passou pelas dela, não pelas minhas. O fim de suas misérias teriam significado o amadurecimento das minhas. Havíamos partido em estradas diferentes. Essa verdade fria, essas terríveis regras de trânsito ("A senhora, dirija-se à direito, e o senhor, à esquerda")  são somente o começo da separação que é a própria morte. 
E tal separação, suponho, espera por todos nós. Estive pensando no meu relacionamento com H. e cheguei à conclusão de que foi uma infelicidade termos nos separado. Um dia ela me disse: "Mesmo se nós dois morrêssemos exatamente agora, enquanto estamos deitados aqui lado a lado, seria o mesmo tipo de separação que aquela que você tanto teme". É claro que ela não sabia mais do que. Mas H. estava próxima da morte, perto o bastante para arriscar uma dedução. Ela costumava dizer "sozinha rumo à solidão". Ela dizia que era assim que se sentia. E quão imensamente improvável que fosse diferente! O que nos uniu foi o tempo, o espaço e o corpo; essas eram as linhas de telefone com as quais nos comunicávamos. Corte uma linha ou ambas simultaneamente. Isso não dará fim à conversa de todo jeito?

[C. S. Lewis]
- de A Grief Observed [A Anatomia de Uma Dor]

Nenhum comentário: