29 de setembro de 2013

ONDE ESTÁ DEUS?

|29 DE SETEMBRO|

Lewis lamenta a morte de sua esposa, Joy

E PARA onde foi Deus nesse meio tempo? Esse é um dos sintomas mais inquietantes [do luto]. Quando você está feliz, tão feliz que não sente que precisa de Deus, tão feliz que cai na tentação de achar que suas exigências são uma interrupção, se você se lembrar e se voltar para Deus com gratidão e louvor, você será - ou pelo menos essa será a sensação - recebido com boa-vindas e de braços abertos. Mas vá procurá-lo quando a sua necessidade é desesperadora, quando qualquer outro tipo de ajuda é vã; o que você encontrará? Uma porta batida na sua cara e o barulho de uma chave virando duas vezes para trancá-la. E depois disso, silêncio. Você poderia muito bem ir embora. Quanto mais você esperar, mais enfático se tornará o silêncio. Não há luzes nas janelas. Pode ser que se trate de uma casa vazia. Será que ela já foi habitada algum dia? Houve tempos em que ela bem que parecia habitada. E aquela percepção foi tão forte quanto esta. O que pode significar isso tudo? Por que ele é um comandante tão presente em nossos tempos de prosperidade e uma ajuda tão ausente em tempos de conflito?
Eu tentei expor alguns desses pensamento para C. esta tarde. Ele me lembrou que a mesma coisa parece ter acontecido com Cristo: "Por que me desamparaste?". Eu sei. Mas será que isso ajuda a entender o que está acontecendo?
Não que eu esteja (penso) correndo o risco de parar de acreditar em Deus. O verdadeiro perigo é chegar a acreditar em coisas tão horríveis sobre ele. A conclusão que eu temo não é que "Deus não existe", mas que "é assim que ele realmente é. Não se iluda mais". 

[C. S. Lewis]
- de The Screwtape Letters [Cartas do Diabo a seu Aprendiz]

Nenhum comentário: