27 de outubro de 2013

MAIS UMA VEZ O TEMPO

|27 DE OUTUBRO|

GOSTARIA de tratar de uma dificuldade que certas pessoas tem em relação à ideia de oração. Certa pessoa se expressou nos seguintes termos: "Tudo bem, posso até acreditar em Deus; o que não aceito é a ideia de que ele seja capaz de atender centenas de milhões de pessoas que o invocam ao mesmo tempo". E descobri que muitas pessoas pensam assim.
Agora,a  primeira coisa a se observar é que o conflito está nas palavras "ao mesmo tempo". A maioria de nós só consegue imaginar Deus atendendo a qualquer número de requerentes se eles vierem um de cada vez e se Deus tiver um tempo infinito para dedicar-se a eles. Portanto, o que realmente se encontra no âmago dessa dificuldade é a ideia de que Deus tenha de fazer coisas demais, em um só instante do tempo.
Bem, é isso que acontece conosco. Nossa vida transcorre de momento em momento. O momento presente desaparece antes que o outro chegue: e há pouco espaço para cada etapa. O tempo é assim. E é claro que você eu eu tendemos a ter por certo que essa série de tempos - esse arranjo de passado, presente e futuro - não é simplesmente a forma como a vida é, mas a forma como todas as coisas de fato existem. Tendemos a pressupor que todo o universo e o próprio Deus estão o tempo todo se movendo do passado para o futuro, assim como fazemos.

[C. S. Lewis]
- de Mere Christianity [Cristianismo Puro e Simples]

Nenhum comentário: