6 de novembro de 2013

DO SONHO AO DESPERTAR

|6 DE NOVEMBRO|

É ASSIM que eu faço distinção entre estar sonhando e estar acordado. Quando estou acordado, posso, até certo ponto, avaliar e estudar o meu sonho. O dragão que me perseguiu na noite passada encaixa-se sem problemas no meu mundo desperto. Tenho plena consciência de que existem coisas como sonhos; sei muito bem que aquela refeição de ontem me deu um indigestão; sei que era esperado que um homem como eu sonhasse com dragões. Mas, enquanto estava no pesadelo, não era possível encaixar nele a minha experiência de estar acordado. Julgamos o mundo dos sonhos menos real porque ele não pode conter o mundo desperto. Pela mesma razão, tenho certeza de que, quando passamos dos pontos de vista científicos para os teológicos, estamos passando do sonho para o despertamento. A teologia cristã se encaixa na ciência, na arte, na moralidade e nas religiões subcristãs. Já o ponto de vista científico não se encaixa em nenhuma dessas coisas, nem mesmo na própria ciência. Acredito no cristianismo da mesma forma que acredito que o sol nasceu, não apenas porque eu o vejo, mas também porque ele me permite ver todas as outras coisas.

[C. S. Lewis]
- de The Weight of Glory [Peso de Glória]

Nenhum comentário: