3 de dezembro de 2013

DETESTÁVEL DOUTRINA

|3 DE DEZEMBRO|

ALGUNS não serão redimidos. Não existe doutrina no cristianismo que eu mais adoraria ver extinta do que esta, se eu tivesse esse poder. Porém, ela tem o pleno apoio das Escrituras e, especialmente, das palavras do Nosso Senhor; ela sempre foi sustentada pela cristandade; e está fundada na razão. Sempre que entramos em um jogo, é preciso haver a possibilidade de perdê-lo. Se a felicidade de uma criatura se acha na autoentrega, ninguém será capaz de realizar essa entrega a não ser ela mesma (embora muitos possam contribuir para ela chegar lá) e ela pode até mesmo se recusar. Eu estaria disposto a pagar qualquer preço para poder dizer com sinceridade: "Todos estão salvos". Contudo, a minha razão replica: "Com ou sem o consentimento deles?". Se eu disser: "Sem o seu consentimento", imediatamente percebo a contradição; como pode o ato supremo e voluntário da autoentrega ser involuntário? E se eu disser: "Com seu consentimento", minha razão replica: "Como, se não quiserem ceder?".

[C. S. Lewis]
- de The Problem of Pain [O Problema do Sofrimento]

Nenhum comentário: