15 de julho de 2013

COM TERNURA

|15 DE JULHO|

Lewis lamenta a morte de sua esposa, Joy

QUEM liga para esse meu sofrimento, para como ele está se processando ou para o que eu faço com ele? Que diferença fazem as minhas lembranças dela, se é que me lembro dela? Nenhuma dessas coisas poderia aliviar ou agravar o sofrimento pelo qual ela passou.
A aflição do passado. Como eu posso saber que toda a sua aflição já passou? Eu nunca acreditei - ou pelo menos achava muito improvável - que a mais crédula das almas fosse capaz de passar direto para a perfeição e para a paz no momento em que a morte apertasse a sua garganta. Passar a acreditar nisso agora seria brincar com o desejo de vingança. H. era fantástica; uma alma simples e direta, brilhante e precisa como uma espada. É claro que ela não era nenhuma santa. Ela era uma mulher pecadora, cada com um homem pecador; dois pacientes de Deus, ainda não curados. Sei muito bem que há apenas lágrimas para secar, mas também máculas para ser expurgadas. E com isso, a espada ficará até mais afiada.
Mas, ó Deus, faça-o com ternura.

[C. S. Lewis]
- de A Grief Observed [A Anatomia de Uma Dor]

Nenhum comentário: