3 de outubro de 2013

O GRANDE INCONOCLASTA

|3 DE OUTUBRO|

Lewis lamenta a morte de sua esposa, Joy

NÃO ME importo que todas as fotos de H. sejam horríveis. Não importa (ou pelo menos, não muito) que a memória que eu tenho dela seja imperfeita. As imagens, não importa se estão no papel ou na mente, não tem importância em si mesmas. São simples elos. Compare com algo infinitamente mais elevado. Amanhã de manhã um pastor me oferecerá uma massa de trigo arredondada, fina, fria e sem gosto. É uma desvantagem - não é, de certa forma, vantajoso - que o pão não possua nenhuma semelhança com aquele a quem me une? 
Preciso de Cristo e não de algo que me lembre dele. Quero H. e não algo que seja como ela. Assim, uma boa fotografia pode acabar, no final das contas, tornando-se uma armadilha, um horror, um obstáculo.
As imagens tem o seu uso, do contrário elas não seriam tão populares. (Pouco importa se estamos falando de figuras e estátuas externas à mente ou de construções imaginativas dentro dela). Para mim, entretanto, o seu perigo é mais evidente. As imagens do Sagrado facilmente viram imagens sagradas - sacrossantas. A ideia que tenho de Deus não é divina. Ela tem de ser quebrada de tempos em tempos. Ele mesmo as rompe. Ele é o grande iconoclasta. Será que não poderíamos arriscar em dizer que esse rompimento é uma das marcas distintivas da sua presença? A encarnação é o exemplo supremo. Ela deixa todas as ideias prévias de um Messias em ruínas. E muitos se sentem "ofendidos" diante da iconoclastia; abençoados são aqueles que não se ofendem. Mas o mesmo acontece em nossas orações particulares.
Toda realidade é iconoclasta. A amada terrenal, mesmo nessa vida, sempre triunfa sobre nosso pensamento sobre ela. Você também a quer; com todas as suas resistências, com todas as suas falhas e com todas as suas surpresas. Isto é, em sua realidade franca e independente. E isso, e nenhuma imagem ou memória, é o que temos de amar, mesmo depois da morte dela.

[C. S. Lewis]
- de A Grief Observed [A Anatomia de Uma Dor]

Nenhum comentário: